terça-feira, 5 de agosto de 2008

AUTO CONHECIMENTO

Hoje em dia mais do que conhecer somente o processo histórico da humanidade precisamos saber quem realmente somos, qual a nossa missão como seres atuantes na sociedade em que vivemos.
Aprender sobre si mesmo é um dos desafios de uma educação inclusiva e democrática, onde mais do que apenas ensinar precisamos também aprender quem somos e ter clareza do nosso papel na sociedade.
Como professores devemos proporcionar aos nossos alunos opções para que possam desenvolver sua auto estima, e para isso não precisamos de grandes fórmulas, mas estabelecer com eles e entre eles um clima de afetividade e compromisso ético, onde todos possam ser ouvidos e respeitados, sem porém esquecer dos limites e das regras do local onde vivemos. Para Moran isso fica claro quando diz: “Criar um ambiente onde o poder é compartilhado, onde os indivíduos são fortalecidos, onde os grupos são vistos como dignos de confiança e competentes para enfrentar os problemas - tudo isto é inaudito na vida comum.”
No ambiente escolar precisamos ressaltar os valores humanos como a verdade, o amor, a paz, resgatando a auto-estima, a confiança e o poder de transformação para o caminho do bem, melhorando a qualidade de vida, olhando para a totalidade do ser humano em todos os seus aspectos: o físico, o psicológico e principalmente o emocional. Não somos seres fragmentados somos perfeitos por sermos inteiros.

Referência:
Texto: A afetividade e a auto-estima na relação pedagógica.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/educacao.htmhttp://www.eca.usp.br/prof/moran/educacao.htm

Curso de Linux


Tecnologia: Educação inclusiva para todos!